O Grupo Martins foi fundado em 1953 e, em sua trajetória, construiu uma história de muitas conquistas, tornando-se um dos maiores distribuidores atacadistas do país. A empresa opera em diversos estados brasileiros e atingiu um faturamento de aproximadamente R$ 5 bilhões em 2019.
O desafio
Adequar-se à norma de forma eficiente
A necessidade era padronizar os contratos de locações e arrendamentos para realizar os cálculos e novos controles exigidos pela norma IFRS 16 / CPC 06 (R2).
De acordo com Paulo Parro, Analista na área Tributária e Contábil do Grupo Martins, “seria impossível o controle por planilhas”, houve a simulação com 1 contrato para controle através de planilhas, mas logo viram que era inviável. Seria necessário um sistema especializado para adequar-se à norma, sem despender tempo desnecessário com cálculos dos reajustes contratuais, padronização e outras tarefas manuais.
Sendo assim, a empresa buscou no mercado um sistema automatizado e de fácil operacionalização, que facilitasse os processos de adequação à norma e garantisse a eficiência dos controles internos.
A solução
Um sistema para unificar as áreas envolvidas no controle da norma
IFRS 16
Em busca de uma solução completa e com alto custo-benefício, o Grupo Martins implementou o WFN lease da Gesplan, solução desenvolvida para administrar os contratos de locações e arrendamentos, no qual é possível calcular projeções de reajustes contratuais, saldos trazidos a valor presente, segregar os eventos contábeis e gerenciar os ativos arrendados da empresa, facilitando o controle e ainda unificando as informações das áreas de contratos, de suprimento, jurídico, contabilização e controle de pagamentos, onde todas as informações são consolidadas através do sistema especializado.
“Os benefícios foram grandes, não daria conta sem o sistema, o WFN Lease facilitou a vida. A Martins tem alto controle de todos os seus processos e possuem vários contratos que precisavam adequar-se à norma. O sistema veio para unificar as áreas envolvidas no controle da norma IFRS 16 e todas informações são consolidadas num controle único.”
Paulo Parro – Área Tributária e Contábil do Grupo Martins
No processo de implantação, Paulo ainda destacou: “os consultores da Gesplan têm vasto conhecimento e experiência de mercado e nos deram grande apoio na adequação à norma IFRS 16”.
Resultados
Ao implementar o WFN Lease, o Grupo Martins obteve grandes benefícios, solucionando diversos desafios encontrados durante o processo de conformidade com à IFRS 16. Mesmo com vários contratos que precisavam ser adaptados, a Martins alcançou um alto controle de todos os seus processos. Além da adequação da norma, a empresa ganhou otimização de tempo em suas operações e, ainda, o sistema centralizou todas as áreas envolvidas, consolidando as informações num controle único, garantindo a eficiência que buscavam neste processo.
WFN Lease:
A Gesplan desenvolveu o WFN Lease para as empresas se adaptarem à norma IFRS 16 com eficiência. A solução oferece diversos recursos que automatizam cálculos, taxas e índices, otimizando a gestão e o controle da tesouraria, permitindo a complementação de informações de gestão e controle da tesouraria, de provisão, pagamentos e outros eventos à contabilidade e ao fluxo de caixa da empresa. Além disso, conta com templates que atendem aos padrões das operações de leasing para maior agilidade no cadastro, informações padronizadas e centralizadas, relatórios dinâmicos e a integração com diferentes fontes e ERPs.
Leia também
4 insights para aprimorar a gestão de operações financeiras no seu negócio
O aprimoramento da gestão de operações financeiras deve acontecer de forma contínua e holística. Mas, na prática, isso e...
Indicadores de rentabilidade: como medir o sucesso financeiro da sua empresa?
Medir os KPIs corretamente oferece insights valiosos que orientam a tomada de decisões, atraem investidores, ajudam a ge...
Integração de sistemas: 5 aspectos a serem avaliados pela TI na escolha do fornecedor de softwares financeiros
Compatibilidade, conformidade regulatória, escalabilidade, segurança e customização são os principais fatores a consider...