Apenas um alto volume de vendas não é o suficiente para o sucesso de uma empresa. Em conjunto, as boas práticas de tesouraria e de contabilidade garantem a saúde da corporação e a perpetuidade do negócio, junto aos seus investidores.
É por este motivo que o tema Compliance ganha cada vez mais relevância, pois sem ele é possível encontrar dificuldades para gerenciar adequadamente os riscos da empresa, deixando-a suscetível a multas e sanções dos órgãos reguladores.
Como diz o conhecimento popular, onde quer que haja dinheiro circulando, fraude e má administração são riscos.
As transformações nos sistemas econômicos e políticos fizeram com que os órgãos reguladores tornassem os controles mais rígidos, o que também reverberou nos custos e riscos associados à não conformidade.
E, para garantir a conformidade de toda a empresa, é preciso que a equipe de tesouraria tenha foco em alguns problemas-chave em que a área está sujeita — suscetibilidade à corrupção e perdas financeiras, que valem destacar.
Veja abaixo 3 práticas eficientes para o Compliance na Tesouraria:
As rotinas do setor financeiro dependem da solidez das informações reportadas. Por este motivo, as atividades dos profissionais necessitam de ferramentas compatíveis com a realidade da empresa. Isto reflete no desempenho dos analistas, com um trabalho mais produtivo, analítico e íntegro.
Nunca é demais lembrar que os objetivos de toda tesouraria podem ser resumidos em: reduzir riscos; trazer informações com maior confiabilidade; e realizar análises mais qualitativas.
Ter um ambiente seguro é uma prioridade para que as empresas possam minimizar o risco de suas operações.
E quanto ao papel da tecnologia em facilitar e agilizar o trabalho da tesouraria, neste ponto, soluções que tenham ampla capacidade de integração com plataformas robustas, como ERPs e outras ferramentas de gestão também em nuvem, garantem visibilidade, flexibilidade, segurança, disponibilidade de dados, minimização de erros e outras vantagens operacionais e de apoio gerencial.
As planilhas, além de onerosas e prejudiciais ao desempenho da equipe, oferecem riscos à integridade das informações da tesouraria, o que faz com que os esforços de conformidade estejam em constante suspeição. Não é exagero declarar, portanto, que as planilhas são inimigas do programa de Compliance: este precisa gerar a confiança de que tudo está sendo coordenado de maneira isenta e segura.
O protagonismo que a tecnologia em nuvem promove à atuação da tesouraria se deve às diversas vantagens oferecidas para as empresas que a adotam, sobretudo:
No esforço de conduzir a gestão de tesouraria a um patamar de mais conformidade legal, o uso de um sistema para a gestão completa das operações financeiras e covenants é essencial, o que pode tornar a área condutora dos esforços de Compliance da empresa como um todo.
Veja alguns dos benefícios da Gesplan para o Compliance e gestão das empresas:
Leia também: [Artigo] Sistema em nuvem como diferencial nas decisões ágeis da Tesouraria
Gerencie os contratos de aplicações, dívidas, fianças, mútuos, derivativos e contabilização de todos os eventos dos contratos financeiros, como variação cambial, provisões, CP/LP etc. com o sistema para Gestão de Operações Financeiras Gesplan.
Os covenants são índices de cobertura que precisam ser respeitados, determinados em outras operações de financiamento das companhias e, se são desrespeitados, o credor pode exigir a execução da dívida.
Com a solução da Gesplan para a Gestão de Covenants e cláusulas contratuais, é possível mitigar riscos, com automação e compliance.
O software Gesplan automatiza e potencializa as boas práticas da Tesouraria.
Fale com nossos especialistas e conheça o sistema integrado para uma Tesouraria inteligente e colaborativa.