Com a ascensão de ERPs no mercado para facilitar a gestão empresarial, a companhia acostumada a utilizar soluções que tenham integração com SAP em seu ambiente possui vantagens notórias no que se refere, na área financeira, a fluxo de caixa, por exemplo.
Entre elas estão a otimização de tempo e melhorias na visão estratégica e nos custos. Dessa forma, um software de gestão de tesouraria integrado a esse tipo de sistema só tende a agregar ainda mais qualidade aos procedimentos da área.
É nesse sentido que convidamos você a ver abaixo, como a solução WFN Cash da Gesplan faz essa integração ao SAP, apresentando as principais vantagens para a sua empresa.
O WFN Cash é especialista e referência na gestão do fluxo de caixa integrado ao SAP. Já que um dos maiores desafios de todo decisor é saber como escolher o melhor sistema de gestão de tesouraria, torna-se imprescindível conhecer os diferenciais.
Além das funcionalidades necessárias para diagnóstico real de tudo o que pode impactar a área e flexibilidade de relatórios, há fluxo de caixa consolidado e com visões por blocos, leitura e automação de lançamentos bancários de modo nativo por meio de arquivos de extratos, atendendo aos layouts de bancos nacionais e internacionais e orçamento de caixa.
Além de transferências com geração de arquivo bancário, visões de fluxo de caixa comparativas por tipo de lançamentos e com diferentes estruturas para atender todas as áreas do grupo são outras possibilidades que se destacam.
Todos os lançamentos, pagamentos, gastos e demais despesas são gerados de maneira online e em tempo real no caixa.
Realizando um double check das informações em uma plataforma em nuvem, com disponibilidade de acesso facilitada e relatórios leves, a solução da Gesplan permite personalização dessa funcionalidade da forma que melhor for para sua empresa.
Assim, a reflexão sobre diversos cenários alternativos é possibilitada para que haja uma análise integral da tesouraria, tendo fluxo de caixa em múltiplas visões.
Tudo isso ajuda a gerenciar riscos, também com o monitoramento de contas correntes, realização de conciliações bancárias e automatização de contabilização de tarifas e despesas, possibilitando análises de movimentações previstas, realizadas e orçadas e ajudando a empresa a se adequar mais facilmente às normas vigentes.
Com a tesouraria cada vez mais integrada às decisões estratégicas da empresa, a exigência por buscar "novas fontes de valor" para o negócio impõem ao CFO e seu time ir muito além da tradicional gestão das movimentações do caixa e operações bancárias, ou seja, ir muito além daquelas informações registradas no seu ERP.
Desse modo, além de automatizar o operacional, é preciso discutir as oportunidades trazidas pela digitalização dos serviços financeiros e novas tecnologias que integram a logística de dados, aproximam a cadeia e reduzem riscos e custos para a operação como um todo.
Ter um ambiente que permita simular ganhos, renegociações e otimização de operações é fundamental. E isso não é possível através apenas de um ERP ou customizações e planilhas, pois perdem a dinâmica da relação com o "tempo real" do mercado e as suas melhores práticas. Com conectividade, a Tesouraria torna-se automatizada, garantindo agilidade e precisão.
Conforme as necessidades do negócio vão mudando, é comum que muitos CIOs e gestores da área de tecnologia se deparem com a prática de solucionar mais rapidamente os desafios adotando alterações no ERP (SAP) para ampliar sua capacidade.
No entanto, com o tempo, isso não é o mais recomendado. A razão é simples: isso é como aplicar todos os recursos no mesmo investimento, enquanto a real demanda da empresa é uma troca, correndo-se o risco de a gestão ficar completamente “cega” sem as implementações e soluções adequadas.
Por isso, uma aposta em nuvem é a melhor forma de garantir que a gestão sempre terá as informações e continuará a manter o processo em momentos críticos, nos quais os outros sistemas estarão comprometidos. Afinal, escalonar com nuvem é muito mais seguro.
É uma maneira, portanto, de assegurar que haja à disposição soluções especializadas e em cloud, mais preparadas para dar essas respostas e manter tanto a tecnologia quanto o time financeiro sempre atualizados com o mercado. E tudo isso com diferenciais estratégicos para a gestão da TI e governança das empresas - gestão de compliance, ciclo de vida e evolução da solução com custo-benefício adequado, além de zero custo de propriedade - se comparados às soluções desenvolvidas in house ou customizações dentro do próprio ERP.
Com as funcionalidades oferecidas pela conectividade com o SAP, a equipe responsável pela geração de relatórios e análise de resultados é diretamente impactada. As infinitas possibilidades de manuseio das informações permitem aprofundar a visão estratégica da tesouraria.
Sendo assim, beneficiar-se de uma ferramenta especializada pode garantir até mesmo a previsão de cenários e agilizar ações que potencializam resultados positivos ou evitem danos maiores.
A Gesplan oferece as melhores tecnologias para alcançar grandes resultados! Nosso time de especialistas oferece suporte total antes, durante e após a implementação.
Além disso, o conector inteligente da Gesplan padroniza a fonte de dados não só com integração ao SAP, mas também aos principais ERPs do mercado.
Gostou dos benefícios? Solicite uma demonstração da solução WFN Cash.