A tomada de decisões estratégicas nas empresas sempre contou com a inteligência financeira. Neste contexto, a expertise dos profissionais do setor possui uma poderosa aliada: a tecnologia, promovendo a performance da área e valor estratégico para os negócios.
As rotinas do setor financeiro contam com a solidez das informações processadas através dos sistemas corporativos. Por este motivo, as atividades dos profissionais do setor necessitam de softwares compatíveis com a realidade da empresa e informações íntegras. Isto reflete no desempenho dos analistas, com um trabalho mais produtivo, analítico e efetivo.
Felizmente, o ambiente corporativo em sua totalidade, sobretudo o setor financeiro, está sendo contemplado com sistemas eficientes e integrados, como é o caso das tecnologias em nuvem.
Na tesouraria, as vantagens trazidas por essas inovações incluem: implementação de uma gestão financeira ágil, geração de insights, redução de custos e fornecimento de informações precisas para que CFOs e CEOs possam ter uma visão completa das finanças da empresa.
A seguir, conheça mais sobre o protagonismo que a tecnologia em nuvem promove à atuação da tesouraria.
O papel dos sistemas em nuvem na Tesouraria corporativa
Os serviços em nuvem já são uma realidade cotidiana na maioria das empresas. Segundo a Pesquisa do Tesouro Global 2021, realizada pela PwC, 90% dos entrevistados esperam contar com ferramentas que conectem sistemas para compartilhar dados entre os aplicativos, aumentando a relevância da sua função.
A consultoria identificou as principais metas de investimentos: ganhar eficiência e gerar insights mais impactantes com o foco em melhorias tecnológicas e inovação digital — pontos importantes para estabelecer uma base que englobe serviços em nuvem.
Trata-se de uma tecnologia que serve de base para as empresas. “A nuvem pode ser um catalisador para a transformação dos negócios corporativos; um potencial divisor de águas para a forma como as organizações irão operar no futuro”, conforme destaca a Deloitte, gigante global de consultoria financeira.
A competência desta modalidade de serviços de infraestrutura se deve às diversas vantagens oferecidas para as empresas que a adotam, incluindo:
1. Escalabilidade
As soluções em cloud computing são arquitetadas visando a sua escalabilidade e a capacidade de atender às necessidades das empresas. Com isso, nos períodos de sazonalidade em que são exigidos mais processamentos dos softwares, os recursos são disponibilizados à medida que necessários, evitando gargalos no processamento no aumento da demanda, ou o uso de recursos excessivos no modo de espera.
2. Robustez
Um software de tesouraria e gestão financeira deve contar com uma política clara de backup a fim de recuperar dados caso seja necessário — recurso inerente às tecnologias em nuvem. O cloud computing conta com recursos para proteger tudo que foi registrado, ficando protegido de quedas de energia e de conexão, acidentes internos, entre outros imprevistos.
Isso garante mais confiabilidade, resiliência e robustez para a infraestrutura da empresa, evitando a perda de dados, que pode gerar prejuízos de tempo e recursos.
3. Redução de custos
Dispensando a necessidade de instalação e manutenção de servidores físicos, assim como de redes, a nuvem oferece serviços imediatos para a corporação, sem grandes aportes em equipamentos e times dedicados.
“Um software em nuvem traz melhorias de custo, já que a empresa deixa de ter um servidor físico e, consequentemente, de ter que manter sua infraestrutura. Todo o trabalho manual é absorvido pela nuvem, e os profissionais podem dedicar-se a tarefas mais críticas para empresa.” — comenta Lúcio Filho, speaker do webinar “Tecnologias na Tesouraria: A influência das decisões rápidas”, realizado pela Gesplan.
4. Segurança
A atualização constante dos softwares e recursos garante um ambiente blindado contra ações maliciosas externas e tentativas de acesso a dados confidenciais. Uma questão de grande relevância para o setor financeiro, afinal, o vazamento de dados sensíveis da empresa sobre suas movimentações financeiras, senhas bancárias e dados de terceiros tem diversas implicações, tanto na esfera operacional quanto na esfera jurídica e podem provocar danos graves à imagem da mesma.
Com o aumento de ataques digitais no mundo todo, ter um ambiente seguro é uma prioridade para que as empresas possam continuar suas operações com tranquilidade.
Por este motivo, recomenda-se que as tesourarias busquem soluções desenvolvidas em nuvem, seja pública, privada ou híbrida, para que sempre as informações sejam processadas e armazenadas com segurança.
Para Raul Bylaardt, Head de Integrações da Gesplan, “o papel da tecnologia em nuvem hoje é facilitar e agilizar o trabalho da tesouraria. Com isso, o acesso às informações passa a ser 24/7, mesmo que o operador não esteja atuando. Ou seja, a tesouraria funciona de modo ininterrupto”.
Neste ponto, soluções que tenham ampla capacidade de integração com plataformas robustas, como ERPs e outras ferramentas de gestão também em nuvem, garantem visibilidade, flexibilidade, segurança, disponibilidade de dados, minimização de erros e outras vantagens operacionais e gerenciais.
Conector Gesplan: a tecnologia que proporciona dados em tempo real
Pensando na importância da integração entre sistemas para o fortalecimento da tesouraria e da gestão do negócio, a Gesplan desenvolveu uma poderosa ferramenta de integração: o Conector Gesplan.
Com base em sua vasta experiência na área e na parceria com gigantes como Totvs, Oracle e SAP, a tecnologia foi desenvolvida para promover integração entre qualquer ERP do mercado.
A tesouraria que conta com o Conector Gesplan pode reunir os principais recursos utilizados em sua rotina com segurança e confiabilidade, garantindo segurança e desempenho, com uma gestão ainda mais moderna e competitiva.
A ferramenta fornece:
- Monitoramento integral do status de integração;
- Visibilidade do fluxo de execução dos serviços, processos e etapas;
- Registro e correção de erros de Software, detalhado por produto e funcionalidade que causou a exceção;
- Registro e notificação de erros por intervenção humana, durante a execução de processos complexos;
- Notificação de processos em situações críticas;
- Aumento da capacidade de intervenção, gestão e controle sobre áreas sensíveis.
Fale agora com nossos especialistas e entenda como a integração de sistemas para a tesouraria pode ser mais segura e eficiente com o Conector Gesplan.
Para mais informações sobre tecnologias na tesouraria, assista nosso webinar, no qual reunimos especialistas para falar sobre segurança de dados com sistemas especializados, transações eficientes e tecnologia em nuvem para decisões ágeis da área!
Tags:
Leia também
4 insights para aprimorar a gestão de operações financeiras no seu negócio
O aprimoramento da gestão de operações financeiras deve acontecer de forma contínua e holística. Mas, na prática, isso e...
Indicadores de rentabilidade: como medir o sucesso financeiro da sua empresa?
Medir os KPIs corretamente oferece insights valiosos que orientam a tomada de decisões, atraem investidores, ajudam a ge...
Integração de sistemas: 5 aspectos a serem avaliados pela TI na escolha do fornecedor de softwares financeiros
Compatibilidade, conformidade regulatória, escalabilidade, segurança e customização são os principais fatores a consider...