A especialista em plataformas de gestão TOTVS está ampliando cada vez mais seu portfólio, em busca de diversificação de produtos e de mais clientes. Fundada em 1990, a empresa oferece produtos digitais para gestão, finanças e business performance, para solucionar desafios diários de micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Com capital aberto, a empresa conta com mais de 40 mil clientes no Brasil, distribuídos em 12 setores da economia. No caminho de atingir ainda mais mercado, as duas últimas novidades da TOTVS, em relação ao seu portfólio, envolvem grandes marcas, como Gesplan e Itaú.
Parceria com Itaú e aquisição da Gesplan
No início de abril, a TOTVS realizou a aquisição da Gesplan, que oferece soluções de planejamento e gestão financeira, em um investimento no valor de R$ 40 milhões. Com mais de 20 anos no mercado, a Gesplan oferece serviços de gestão integrados (ERP) que vão ao encontro do portfólio da TOTVS. No último ano, a Gesplan também registrou crescimento acelerado, com receita bruta de R$ 16 milhões em 2021 e 190 clientes nacionais e internacionais.
No mesmo mês, a TOTVS anunciou a criação de uma joint venture com um dos maiores bancos do país, o Itaú. A joint venture terá como foco a distribuição de serviços financeiros integrados aos sistemas de gestão da TOTVS, baseados em inteligência de dados e voltados para clientes empresariais e toda a sua cadeia de fornecedores, clientes e funcionários.
A nova companhia, derivada da operação Techfin, tem como principal objetivo ampliar e simplificar o acesso a serviços financeiros personalizados e totalmente integrados aos sistemas de gestão.
A parceria cria uma empresa que combinará tecnologia e soluções financeiras, somando as expertises complementares dos sócios para ofertar a clientes corporativos as melhores experiências de contratação de produtos diretamente nas plataformas já oferecidas pela TOTVS. Ao longo do desenvolvimento da joint venture, os clientes da TOTVS poderão contratar uma gama completa de produtos financeiros, como crédito, cash management, antecipação e outros, aliando o uso inteligente dos dados para melhores condições e uma experiência única de contratação e uso.
Essa união das capacidades do Itaú e da TOTVS também permitirá à nova companhia explorar oportunidades de forma personalizada e contextualizada, antecipando necessidades dos clientes e de forma totalmente alinhada com a estratégia e evoluções do Open Finance para empresas. Assim, os clientes da nova empresa poderão contratar serviços financeiros que os ajudam a expandir seus negócios e geri-los com mais eficiência por meio do uso de dados. Tudo isso de forma totalmente digital e integrada à sua jornada operacional.
“A expertise do Itaú aliada à tecnologia e aos dados da TOTVS é uma combinação extraordinária para nossa ambição de democratizar serviços financeiros para as empresas brasileiras. Entendemos que o roadmap que vislumbramos no início da nossa jornada Techfin será antecipado, e o nosso horizonte certamente foi ampliado”, afirma Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS.
Sobre as movimentações de mercado e planejamento de expansões, o GazzConecta entrevistou com exclusividade Dennis Herszkowicz, presidente da TOTVS.
Quais as expectativas com a aquisição da Gesplan e também com a nova joint venture com o Itaú. A TOTVS está mirando a aquisição de novas empresas?
A missão, com a Gesplan, é reformar o módulo financeiro, principalmente com clientes mais sofisticados, onde a gestão de tesouraria passa a ser algo muito importante. A Gesplan vem para endereçar este tipo de oportunidade.
Sobre as novas aquisições, nós queremos fazer mais, olhando para o futuro. A TOTVS já fez por volta de 50 aquisições ao longo de sua história. Nós sempre fazemos a integração com calma, mas no caso específico da Gesplan nós imaginamos que o processo seja um pouco mais rápido, já que se trata de uma empresa que faz coisas semelhantes a nossa forma de trabalhar. Quando nós temos este tipo de situação, a integração geralmente leva alguns meses para ser completada.
A TOTVS já tem uma gama bem grande de produtos e registrou crescimento de 25% em faturamento no último trimestre. Quais os planos de expansão da companhia?
Nós estamos na construção de um ecossistema que chamamos de três dimensões, onde além da dimensão de gestão de softwares de ERP e Recursos Humanos, abrimos uma nova dimensão de Techfin para simplificar, ampliar e tornar mais acessível para pequenas e médias empresas serviços financeiros como crédito, pagamentos, cash management, e da terceira dimensão que é de de business performance, onde conseguimos oferecer soluções que ajudam o cliente a crescer mais. A estratégia e o caminho do crescimento é fazer com que estas três dimensões sejam totalmente ligadas, integradas e interdependentes.
Leia o artigo original: Gazeta do Povo
Tags:
Leia também
4 insights para aprimorar a gestão de operações financeiras no seu negócio
O aprimoramento da gestão de operações financeiras deve acontecer de forma contínua e holística. Mas, na prática, isso e...
Indicadores de rentabilidade: como medir o sucesso financeiro da sua empresa?
Medir os KPIs corretamente oferece insights valiosos que orientam a tomada de decisões, atraem investidores, ajudam a ge...
Integração de sistemas: 5 aspectos a serem avaliados pela TI na escolha do fornecedor de softwares financeiros
Compatibilidade, conformidade regulatória, escalabilidade, segurança e customização são os principais fatores a consider...