A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais foi criada em 2018 e entrou em vigor em 2021, com o objetivo de proteger os dados pessoais e a privacidade das pessoas.
Pensando em atender a proteção dos dados pessoais de clientes, fornecedores e colaboradores, além de informar e orientar os colaboradores sobre as suas obrigações em relação à esta legislação, a Gesplan promove treinamentos internos periódicos, a fim de manter os processos sempre adequados à LGPD e às políticas de Segurança da Informação.
“A LGPD em vigor é uma grande oportunidade do setor empresarial de rever seus processos, documentações e registros, trazendo formas de agir com prevenção, garantindo credibilidade no mercado pela conscientização da proteção de dados pessoais”, cita Jeferson Wurz, DPO na Gesplan.
Para Luis Antonio Johanson, responsável pelo inventário de dados e planejamento das ações de adequação à LGPD, “ao capacitar e orientar os colaboradores sobre seus direitos e deveres de como tratar os dados, a empresa fortalece a transparência e alcança mais um objetivo coletivo”.
Entre os ganhos com o mapeamento para a adequação, destaca-se a automatização e transformação digital de processos de Recursos Humanos. “Através de sistemas estratégicos, temos maior segurança nas informações e agilidade nos processos de RH”, adiciona Josiane Santos, Gerente de RH.
A adequação à LGPD trouxe mudanças significativas para a Gesplan, como maior transparência com relação a utilização dos dados para o mercado, clientes e fornecedores, aumento da segurança jurídica na utilização dos dados inerentes ao negócio, além de reforçar na cultura da empresa a importância da proteção de dados e privacidade.
Caio Amaro, integrante do Comitê interno de adequação à norma, pontua: "Tendo a segurança e a proteção como primeiro pensamento, podemos focar cada vez mais em novidades, qualidade e produtividade. E isso só pode acontecer quando levamos em consideração a importância da segurança.”