IFRS 16 de A a Z

Da adequação à norma a automação da gestão: veja como construir processos eficientes de acordo com a necessidade de sua empresa

Qual o impacto da IFRS 16 nas empresas?

Implementada em 2019 pelo IASB (International Accounting Standards Board), a IFRS 16 inaugurou um novo cenário na gestão de contratos de locações e arrendamentos corporativos, trazendo para as companhias a obrigatoriedade na padronização de informações e o aumento na transparência desse tipo de transação.

A princípio, a norma se mostrou um grande desafio para muitas empresas por dois fatores principais: alto grau de especificidade dos dados e falta de investimento em tecnologia e automação - questões essenciais para a conformidade na área contábil.

Mas hoje, cinco anos após a implementação, os desafios se transformaram  em oportunidades. As dificuldades têm sido superadas e muitos resultados positivos já estão sendo sentidos. Dados de 197 empresas listadas na Bolsa de Valores foram analisados pelo professor associado da BI Norwegian Business School, Tonny Stenheim, e pelos auditores Harutjun Mesrobian (PwC) e Kjetil Tveit Moen (KPMG), revelando o que as organizações observaram após todas as mudanças:

Aumento de
1,7% para 2,2%
no retorno sobre os ativos
(ROA)

Aumento de 2,7% na margem operacional para
todos os setores

Aumento de 20% no
EBITDA de empresas fora do setor financeiro

Se a sua empresa ainda não sentiu esses benefícios, saiba que é apenas uma questão de tempo e escolha. A tecnologia está aí para permitir que qualquer negócio possa simplificar, automatizar e elevar a eficiência da sua gestão de locações, de modo a obter vantagens competitivas no mercado. Continue acompanhando o conteúdo e veja como isso é possível!

IFRS 16: Os níveis de entendimento e aplicação da norma

Ainda que a IFRS 16 já esteja em vigor há algum tempo, as alterações e especificidades exigidas pela norma levaram as empresas a diferentes níveis de entendimento e aplicação. Algumas, já utilizando ferramentas de automação, sentiram-se mais preparadas para os ajustes. Outras, precisaram começar do zero e entender quais eram as soluções certas para atender às suas novas necessidades. 

Dito isso, houve 3 cenários principais:

01

Companhias que fizeram a transição com todo o amparo técnico e estavam preparadas para cumprir as exigências da norma no curto, médio e longo prazo.

02

Empresas que se adequaram com um bom apoio técnico, não utilizaram soluções tecnológicas e ainda assim estão numa situação confortável – em muitos casos pelo volume de contratos com que lidam ser baixo.

03

Organizações que tentaram se adaptar utilizando planilhas não integradas, mas possuem um volume mais alto de contratos (ou de movimentações, como aditivos e renegociações), o que tende a deixar o método impraticável em pouco tempo.

Esse desnivelamento acontece em função do preparo das equipes e dos recursos disponíveis, mas principalmente no terceiro caso, é fundamental uma análise acurada do que falta na companhia para tornar os processos mais seguros e, sobretudo, alinhados às exigências da norma.

No entanto, antes de tomar qualquer decisão relacionada a mudanças é necessário conhecimento - e aqui você pode encontrar a resposta para as principais dúvidas que tiver, indo desde o entendimento da norma, até o aprofundamento nas tecnologias disponíveis.

Em que momento você se encontra na gestão de locações?

Para quem ainda está nos primeiros passos da adequação à IFRS 16, buscando entender quais ajustes precisam ser realizados e que tipo de ferramenta pode auxiliar nesse processo, oferecemos um e-book completo sobre a norma e conteúdos que destacam os principais desafios enfrentados pelas empresas no esforço de conformidade, retenção de PIS e COFINS e os impactos causados no balanço patrimonial.

eBook IFRS 16 | CPC 06
Acesse aqui
IFRS 16/CPC 06: Principais desafios e como superá-los
Acesse aqui
Retenção dos Créditos de PIS e COFINS: IFRS 16
Acesse aqui
Balanço patrimonial: os impactos da IFRS 16
Acesse aqui

Cada setor corporativo tem suas particularidades e isso também se reflete na gestão dos contratos de arrendamentos, afinal, cada negócio sentiu as mudanças da IFRS 16 de uma forma diferente. Pensando nisso, criamos materiais que oferecem informações relacionadas a cada segmento, além de explicar os impactos da norma que vão além das finanças e do setor contábil.

Guia: O impacto da IFRS 16 (CPC 06 R2) por setor
Acesse aqui
Impactos do IFRS 16 | CPC 06 que vão além das finanças
Acesse aqui

Se já há clareza da importância da conformidade à IFRS 16, mas ainda faltam informações práticas sobre os primeiros passos para adequar os processos de gestão de lease a ela, esses conteúdos dão informações práticas para fazer as adaptações de maneira ágil e eficaz.

Infográfico: Como se adequar à IFRS 16 / CPC 06
Acesse aqui
IFRS 16: 4 passos para adequar sua empresa rápido
Acesse aqui
Adequação à IFRS 16 | CPC 06: 5 oportunidades para explorar
Acesse aqui

A automação é muito conhecida por garantir a adequação à norma e facilitar processos antes vistos como morosos. No entanto, isso não significa que todas as empresas necessitam investir em sistemas avançados, mas respondendo apenas 9 perguntas você descobrirá qual é a melhor solução para o seu negócio.



Além de apoiar a gestão patrimonial e financeira, os recursos oferecidos por um software de gestão de contratos de arrendamento proporcionam resultados benéficos para a empresa como um todo - desde o fortalecimento das normas internas e compliance, até a facilidade no relacionamento com stakeholders e investidores.

Mas como escolher o melhor sistema para IFRS 16 do mercado? Os conteúdos a seguir te ajudarão a tomar a melhor decisão.

Sistema para IFRS 16: critérios para avaliar
Acesse aqui
IFRS 16: Vantagens da automação na gestão de contratos de arrendamento
Acesse aqui
Webinar: Automação IFRS 16: Gestão de contratos de arrendamento na prática
Acesse aqui

Tome nota

Efeito Misleading: a importância desse conceito na gestão de locações

Independente se a sua empresa já utiliza a tecnologia, faz a gestão em planilhas ou adota qualquer outro método para acompanhar os contratos de arrendamentos, é indispensável manter atenção às atualizações constantes nas diretrizes da IFRS 16 realizadas por parte do conselho do IASB e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), uma entidade autárquica em regime especial vinculada ao Ministério da Fazenda, que regulamenta e fiscaliza esse mercado no Brasil.

Nesse quesito, uma das modificações mais recentes tem como foco mitigar o efeito Misleading e Rogério Belli, Especialista da Gesplan, explica como a situação se estende na prática:

play

Em outras palavras, essa atualização exige que as empresas de capital aberto utilizem uma Nota Explicativa para divulgar o passivo de arrendamento, a despesa financeira advinda dele e a despesa de depreciação do ativo de direito de uso nas demonstrações contábeis. 

Essas informações devem ser observadas na elaboração das documentações referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2019, e o prazo final para emissão da Nota pode variar de acordo com o tipo de empresa e o período em questão. A determinação é sempre feita pela Comissão de Valores Mobiliários.

A CVM ainda pode exigir diversas outras Notas Explicativas relacionadas ao correspondente brasileiro à IFRS 16 - o CPC 06 (R2), e normalmente elas são relacionadas à:

Politicas Contabéis

Explicação sobre como a empresa adotou as normas do CPC-06 (R2) e quais políticas contábeis específicas foram usadas para registrar as operações.

Informações sobre Contratos de Arrendamento

Detalhes sobre os contratos de arrendamento, incluindo tipo, prazos, condições de pagamento e taxas de juros.

Montante de Arrendamentos Reconhecidos

Divulgação detalhada dos valores reconhecidos no balanço patrimonial em relação aos ativos e passivos de arrendamento.

Despesas com Arrendamentos

Informações sobre os valores reconhecidos nas demonstrações de resultado referentes às despesas de arrendamento.

Outras Informações Relevantes

Qualquer outra informação relevante relacionada às operações de arrendamento mercantil que possa afetar a compreensão das demonstrações financeiras.

 Acima de qual seja a exigência que sua empresa possa se deparar, nesse quesito é fundamental ter em mente que as informações devem ser divulgadas de forma clara e compreensível para permitir que os usuários das demonstrações financeiras entendam o impacto das operações de arrendamento nas atividades da empresa, conforme o disposto no CPC-06 (R2).

Solução Gesplan IFRS 16: levando mais agilidade e eficiência para equipes de tesouraria

Grande parte da dificuldade das empresas com relação à IFRS 16 está relacionada ao investimento em especialização e ferramentas adequadas. Os valores contábeis dos arrendamentos precisam ser atualizados com frequência, o que envolve muitos cálculos para correção das parcelas pela inflação e do valor total do ativo pela flutuação do preço de mercado ou do câmbio. Ou seja, reajustes variados e frequentes que, se multiplicados por um volume alto de contratos ou movimentações, torna as inserções manuais mais complexas e com maiores chances de erros.

Mas a boa notícia é que a automação se mostrou como a melhor resposta para sanar esses obstáculos e até mesmo facilitar a adaptação às atualizações da norma, como a Nota Explicativa para mitigar o efeito Misleading - e uma das principais soluções do mercado que entregam às equipes um alto nível de eficiência na contabilização de contratos é o Software Gesplan IFRS 16. 

Considerada a ferramenta líder no setor e pioneira nesse tipo de especialização no Brasil, a solução Gesplan atua em nuvem para facilitar a gestão de locações e arrendamentos de imóveis, equipamentos, frotas e parcerias agrícolas, reunindo recursos para automatizar as projeções de reajustes contratuais e gerenciar os ativos arrendados de forma ágil e fácil.

São diversas características e tecnologias consolidadas em uma única plataforma que vai garantir uma contabilização de contratos eficaz. Confira:

placeholder_200x200

Dashboards personalizados

Uma gestão contábil eficiente envolve relatórios e gráficos completos para uma análise de dados transparente. A Solução Gesplan IFRS 16 oferece essa funcionalidade somada a filtros que podem ser personalizados para oferecer cenários detalhados e consolidados.

Os dashboards da nossa ferramenta permitem:

  • Controlar saldos passivos e ativos, depreciação, amortização, juros e preços negociados por arrendamento;
  • Organizar contratos por Unidade, Localização e Estado;
  • Mensurar reajustes e valores trazidos a valor presente;
  • Projetar parcelas futuras e saldos ativos e passivos.

Funcionalidades de automação para processos mais eficientes

Além de permitir uma análise de dados aprofundada e clara, o software Gesplan também automatiza diversos processos essenciais para garantir a contabilização dos contratos em conformidade com a IFRS 16, como:

  • Mensuração automática do Ativo de direito de uso e Passivo de arrendamento mercantil financeiro;
  • Gerenciamento dos ativos arrendados;
  • Integração automática de índices, moedas e taxas;
  • Inclusão de indicadores próprios, como projeções, curvas personalizadas e commodities, para atualização dos contratos;
  • Automatização de cálculos de usufruto, amortização, depreciação e juros;
  • Contabilizações por Ano Fiscal e Ano Safra.
placeholder_200x200
placeholder_200x200

Solução em nuvem e totalmente atualizada conforme a IFRS 16 / CPC 06 (R2)

Todas as funções da Solução Gesplan IFRS 16 estão de acordo com a norma atualizada da IASB, garantindo que todos os processos também estejam automaticamente adequados.

Além disso, o software atua em nuvem, o que facilita o acesso às informações e uma gestão assertiva. Esse quesito também permite que a implementação da ferramenta seja acelerada e com importação total dos contratos para a plataforma, garantindo ainda um uso intuitivo, de fácil operacionalização e com templates organizados por modalidade.

Integração contábil com os principais ERPs do mercado, sendo de forma nativa com Oracle, SAP e Protheus 

Para assegurar que todos os dados sejam captados, o software Gesplan possui integração com ERPs, sendo de forma nativa com Oracle, SAP e Protheus.

Através do nosso exclusivo Conector, a plataforma se conecta de maneira inteligente aos principais sistemas do mercado, indexadores e cotações de moedas. A ideia é que todos os dados financeiros estejam dispostos de maneira clara, precisa e organizada, e fiquem disponíveis para acesso e atualização nas diversas ferramentas de automação utilizadas pelas empresas - o que permite maior controle das informações e uma gestão contratual eficaz.

placeholder_200x200

Eficiência comprovada: conheça grandes companhias que contam com a expertise da Gesplan para gerenciar seus contratos de arrendamento

Sotreq

"No controle mensal, gastávamos mais ou menos uma hora por contrato. Mas no fechamento, levávamos um dia inteiro com as planilhas. Agora, com o Gesplan, eu faço em cinco minutos, é muito rápido".

Caroline Deodoro

Controladoria

Grupo Martins

"A Solução Gesplan facilitou minha vida. A Martins tem um alto controle de todos os seus processos e possui vários contratos que precisam adequar-se à norma. O sistema veio para unificar as áreas envolvidas no controle da IFRS 16 e todas as informações são consolidadas em um controle único".

Paulo Parro

Área Tributária e Contábil

Klabin

"A Gesplan possui relatórios completos e bem flexíveis, com boa navegação, atendendo aos critérios contábeis. Cada dia de fechamento levava mais de quatro horas de atividades que, hoje, são reduzidas e otimizadas, além da segurança da informação e a automatização que reduz os erros manuais".

Silvio Roberto Camargo

Controladoria Corporativo

Havan

“A solução proporcionou uma gestão simplificada dos contratos de arrendamentos mercantis. Desde a implantação dos contratos até a geração de relatórios e a sua contabilização, obtivemos ganho de eficiência nos controles internos e padronização da informação”.

Michael Geferson Lima

Analista Contábil

Quer conferir todos esses recursos de perto?

Solicite uma demonstração

Faça como os líderes de mercado e tenha uma gestão automatizada dos seus arrendamentos seguindo os padrões da norma IFRS 16

Se é um software com eficiência comprovada que você procura para a gestão de locações e arrendamentos, a Solução Gesplan IFRS 16 é a resposta certa. 

Fale com um de nossos especialistas e veja você mesmo como a ferramenta pode agilizar suas operações e aumentar a eficácia dos processos contábeis em uma demonstração gratuita.

placeholder_200x200